Como é o curso de arquitetura? Parte 1

fonte: http://blog.hugomaesta.com

Hoje vou falar a minha opinião sobre o curso de arquitetura. Já comecei com uma imagem bem clichê sobre o assunto. Você sabe o por quê?

Bem, pra começar, arquitetura hoje não é feita com esquadros ou com transferidores. No tempo da faculdade, ouvia os professores dizerem como era difícil na época deles, sem computadores ou impressoras, quando o desenho devia ser passado a limpo, desenhado a mão e  (quase) sem erros.

Você acha que de linhas e garranchos não nasce um projeto?

Digo isso porque somos humanos e erramos muitas vezes, mesmo quando não podemos errar. Principalmente naquela noite antes da entrega do projeto quando, sem tempo, fazemos vista grossa com uma linha que saiu torta no desenho. Imagina como era há 30, 40 anos. Uma geração somente e o mundo não deu voltas, deu cambalhotas.

Na minha opinião acho muito importante o arquiteto saber se expressar, seja pelo desenho a mão, seja por uma maquete física ou digital, mas o arquiteto não vai estar pronto até ele saber resolver problemas em uma folha de papel ou in loco, na obra. Ou você acha que quando surgir alguma coisa você poderá dizer: “só um instante, vou abrir meu notebook para desenhar esse detalhe e daqui a 2h eu te digo a resposta”. Acho que não.

Hoje, mais importante do que saber desenhar a mão, é saber compreender os softwares de projeto. Eu digo mais importante, pois um projeto se resolve com plantas, cortes, fachadas e principalmente modelos volumétricos em 3D. O início, algum detalhe de execução ou uma discussão da proposta, sempre são feitos a mão, mas o corpo do projeto é todo feito no computador.

Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, você verá diversas matérias, muitas das quais irá pensar que nunca mais usará, outras que não vai usar mesmo, mas tudo tem um propósito: formar um profissional completo. Mas você sai um profissional completo da faculdade? Infelizmente, não. Muito pelo contrário, você se forma completamente perdido no meio de tantas variáveis do mercado. Não há ninguém que saia de uma faculdade de Arquitetura e que possa dizer, estou “formado”. A formação, no significado de transformar-se em alguma coisa – no caso, o artista que projeta – dá-se ao longo de muitos anos. Na faculdade você tem uma base, a ponta do iceberg de tudo o que você poderá fazer no mundo da arquitetura. Para quem fez, para quem quer fazer ou quem não conhece essa área, saiba que ela é bem grande e variada.

Só para exemplificar: depois de formado, você poderá escolher entre áreas como edificações e construção, paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos, design gráfico, comunicação visual, móveis, decoração, interiores, meio ambiente, luminotécnica, urbanismo entre outros ou, como todo arquiteto, você deve ser bom em tudo isso. TUDO ISSO? Bem, quase tudo. Dependendo do projeto, você passará por várias fases que envolverão todos esses aspectos e ainda vários outros, desde a troca de informações com o corpo de bombeiros para projetar uma escada contra incêndio, ou o estudo das leis ambientais sobre o uso do solo até mesmo a escolha do tipo de pastilha que será colocada no banheiro.

Por esses e outros motivos, o arquiteto precisa buscar sempre estar antenado com o que acontece no mundo e à sua volta. Ele precisa de informações que podem vir das mais diversas áreas. Para que isso aconteça, é necessário estudo, experiência e força de vontade. Uma boa saída para adquirir conhecimento é fazer cursos de Pós-graduação no Brasil, ou até mesmo lá fora, para conhecer e entender as especificidades da nossa área e de outras também. Como o ditado diz: “conhecimento nunca é demais, e você vai precisar dele”.

Não é fácil ser arquiteto com tantas variáveis a serem definidas, mas esse tema fica para o próximo post.

______

Leia também os demais posts da série, parte 2, parte 3, parte 4 (perguntas e respostas dos leitores)

E não esqueça de deixar seu comentário ou dúvida!

 

About these ads

123 responses to “Como é o curso de arquitetura? Parte 1

  1. Cara, tem 46 anos, tenho bastante facilidade para usar e conheço bem de computador. Também gosto muito de fazer atividades em casa nos finais de semana. Tipo pintura de parede, arrumar ou fazer um telhado, colocar forro, colocar uma calha, um forro pvc, etc. Geralmente sou bastante curioso mas antes de fazer algo normalmente penso nas varias possibilidades, materiais, procuro informações e manuais na Internet e mãos a obra.

    Tenho nível superior na área de tecnologia mas me identifico muito com essas atividades que faço em casa. No último ano pensei bastante na possibilidade de fazer um curso de arquitetura.

    Seria muito tarde para eu pensar em ser um arquiteto?

    Gosto

    • Caro Mário, tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.
      Olha, vou ser bem sincero contigo. Todo mundo diz que você só se torna um arquiteto a partir dos 40 anos. Isso quer dizer que mesmo depois de sair da faculdade, leva algum tempo para você adquirir experiência e confiança na área.
      Acho muito interessante você querer fazer um curso de arquitetura, mas vou logo avisando: não é fácil nem rápido. E há vários tipos de arquitetos, aqueles que gostam de colocar a mão na massa-como parece ser o seu caso-assim como aqueles que gostam somente de projetar, deixando o trabalho a cargo de outras pessoas. Mas como você já tem nível superior na área de tecnologia, será que não seria mais prático fazer uma especialização, ou quem sabe uma pós na área de arquitetura?
      Por exemplo, uma pessoa formada como técnico em edificações pode fazer muitas coisas como os arquitetos, com algumas restrições, como a escala dos projetos.
      Mas agora, tudo depende do pique que você tiver e do que realmente gosta de fazer. Caso queira projetar e assinar esses trabalhos, é necessário fazer um curso de arquitetura ou de técnico de edificações. Mas há também cursos de designer de interiores por exemplo, ou projetista de móveis. A questão é pensar no que você realmente gosta de fazer e no que gostaria de se dedicar. Quem sabe, até pela sua descrição, você se encaixaria como um faz-tudo? Dando suporte para as pessoas nas suas casas?
      Seu trabalho pode se tornar o seu hobbie e você deve trabalhar em algo que realmente goste.
      Espero que tenha ajudado a clarear um pouco suas dúvidas!
      Até!

      Gosto

      • olá ! o meu nome é betheson e tenho 15 ano e quero ser arquiteto,mais eu tenho varias duvidas ! exemplo ,precisa desenha muito? um arquiteto tem ferias ,trabalhando pra se mesmo? e pra ser um bom arquiteto precisa de ser que?

        Gosto

      • Olá Betheson, tudo bem?
        Um outro post que fiz, pode tirar algumas das suas dúvidas: http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

        Na arquitetura, você acabará desenhando sim, mas se você não desenha bem a mão livre, poderá partir para desenhos no computador, com modelos 3D por exemplo. Com relação a férias, sendo autônomo, você poderá tirar férias quando quiser, mas sendo dono do próprio negócio, se não trabalhar, não vai ganhar dinheiro né? E com projetos rolando, você não poderá sair a qualquer momento deixar seus clientes na mão hehe!

        Para ser um bom arquiteto, acredito que é necessário experiência, gostar da profissão e querer sempre aprender coisas novas. Não se pode parar no tempo, temos sempre que nos reciclar, procurando novas ideias para implementar nos projetos. Mas existem outros diversos fatores que não saberia listar todos aqui. Bom senso, bom gosto e bons clientes? Isso ajudará muito!

        Obrigado pelo comentário!
        Abraço!

        Gosto

  2. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 2 « Arquitete suas ideias·

  3. Pingback: Como é o curso de arquitetura? Parte 3 | Arquitete suas Ideias·

  4. gosto muito de arquitetura, mais tenho medo de fazer e me dar mal tenho várias dúvidas, eu estou fazendo o 3º ano do ensino médio e não consigo tirar arquitetura da minha cabeça quando me perguntão pra qual área vou fazer o vestibular, procuro informações na internet mais sempre fico com dúvidas como: como faço para entrar em uma faculdade de arquitetura? Será que tenho que fazer algum teste ou especialização antes de entrar na faculdade? etc.. Se você pudesse me mais ajudar agradeceria.

    Gosto

    • Adlison, obrigado pelo comentário.
      Para você entrar em uma faculdade de arquitetura é necessário fazer o vestibular primeiro. Dependendo do curso, da cidade onde você escolher, as provas são diferentes. Há locais onde as provas são específicas e há locais que as provas são as mesmas para todos os cursos.
      O melhor que você pode fazer é conversar com pessoas próximas a você que cursaram ou estão cursando arquitetura, para que tenhas uma ideia de como é o curso. Informações na internet sempre ajudam, mas nada melhor do que “ver com os próprios olhos” como é o curso. Se na sua cidade tem uma faculdade de arquitetura, melhor ainda, você pode ir lá e até mesmo conversar com professores e alunos.
      Qualquer dúvida é só escrever ai!
      Vlw!

      Gosto

  5. Bom,estou em dúvida entre eng. civil e arquitetura .Me disseram que vale mais a pena fazer a civil que também é 5 anos. Estou confusa!

    Gosto

    • Olá!
      Olha, eu não posso dizer que um curso é melhor que o outro. Eu sou arquiteto e posso falar muitas coisas boas e ruins de cada curso. Você precisa escolher pelo o que você mais gosta. Procure conversar com outros alunos dos dois cursos, entenda as matérias que você será obrigada a ver, pesquise quais das duas faculdades se encaixa melhor no seu perfil.
      O que posso dizer com certeza é que na engenharia você fará mais cálculos, sendo uma área mais tecnológica e na arquitetura você trabalhará com mais desenho e criatividade.
      Nenhum dos dois cursos são fáceis, os dois levam no mínimo 5 anos e são completamente diferentes. Pense, pesquise e escolha uma carreira para sua vida!
      Qualquer dúvida, entre em contato novamente!
      Obrigado pelo comentário e boa sorte!

      Gosto

  6. Pingback: A diferença entre o arquiteto, o design de interiores e o decorador | Arquitete suas Ideias·

  7. Olha quero muito fazer arquitetura mas tenho medo de nao me dar muito bem nos calculos, pois nao sou muito bom em exatas, mas quero muito cursar arquitetura.

    Gosto

    • Olha Rodrigo, como tudo na vida, é preciso um pouco de garra e vontade. Você pode não ser muito bom em cálculo, mas será necessário sim cursar essas matérias para se formar. Não se preocupe, nem todo mundo sabe bem cálculo, ou desenho, ou alguma matéria de todo o currículo. Mas você estará na faculdade para aprender certo? Se esse é mesmo seu sonho, corra atrás dele! Não deixe que simples matérias de cálculo te afastem disso. Coragem! Siga em frente e esforce-se para fazer um excelente curso de arquitetura.
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer coisa, é só falar!
      Abraço!

      Gosto

  8. tenho medo, sou insegura em tudo o faço, mais sou apaixonada por arquitetura, não sei calcular entre outras infinidades de coisas. me ajuda por favor.

    Gosto

    • Oi Alice, tudo bem?
      Olha, mesmo sendo insegura, você tem que correr atrás daquilo que gosta. Para se tornar uma arquiteta você terá que passar por coisas que vai gostar e outras que nem tanto. Eu mesmo passei por isso, há matérias em que você tem mais afinidade e outras que você simplesmente não gosta. Mas tudo o que tem dentro do curso, lhe dará uma visão geral da profissão. Mas garanto que verá coisas que vai gostar muito e que farão tudo valer a pena. Agora, se tiver que fazer um cálculo ou dois pelo caminho, garanto que será para seu próprio bem.
      Boa sorte!

      Gosto

    • Cleiton, teoricamente:

      SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL (SMP) A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2013.

      Jornada de 6 horas diárias = R$ 4.080,00…… 6 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 8 horas diárias = R$ 5.763,00…… 8,5 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 9 horas diárias = R$ 6.102,00…… 9 x salário mínimo (R$ 678,00)

      Mas eu digo teoricamente, pois infelizmente é difícil que escritórios de arquitetura trabalhem com carteira assinada. Muitos, ou a maioria, não pagam carteira e por isso o salário é bastante variável. Creio que somente em escritórios grandes que sigam a lei corretamente.
      Um arquiteto recém formado, deve vai ganhar em torno de 2 mil reais por mês.
      Depois, tenho conhecimento de arquiteto que ganha até 15 mil. Mas isso vai depender do tempo de trabalho/escritório/localização.
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  9. Eu estou no Nono ano, Prestes a entrar no ensino médio. Me interesso muito por Arquitetura mas, acho que é muita coisa pra uma pessoa só. Mas penso em seguir a carreira :)

    Gosto

    • Bom dia Jessely.
      Que bom que você se interessa pela arquitetura. Realmente não é um curso fácil e você verá muitas coisas diferentes durante o curso. Alguma delas irá gostar e outras nem tanto, mas todas as matérias são necessárias para que você tenha uma ideia geral do que é realmente a arquitetura. Você não precisa saber tudo sobre tudo e o curso é bem abrangente, por isso no futuro você pode escolher no que vai se dedicar mais.
      Espero que sigas aquilo que gostas.
      Boa sorte e obrigado pelo comentário.

      Gosto

  10. gosto bastante de Arquitetura, Mas sou péssimo em desenho. Devo seguir outra carreira? O que você acha ?

    Gosto

    • Olá Matheus, tudo bem?
      O que tenho a dizer para você é que se realmente gosta de arquitetura, não saber desenhar não será um problema. Você tem a faculdade inteira para aprender. E digo mais, saber desenhar bem não é um pré requisito para cursar a faculdade. Claro que ajuda e muito na hora de se expressar, mas com o tempo você vai tomando gosto pelo desenho e pode acabar um ótimo desenhador.
      Eu mesmo nunca fui um bom desenhista a mão, faço croquis para expressar ideias e tudo mais, mas meu desenho final não é “bonito”. Mas em arquitetura é passar uma ideia, uma emoção ou conceito. Então não precisa se preocupar tanto.
      Ainda mais que hoje em dia o uso do computador está muito ligado a essa área e se você não desenhar bem, sempre pode recorrer a modelos em 3D, renders, imagens e tudo o que achar necessário!
      Espero que tenha lhe ajudado!
      Boa sorte nessa nova jornada!
      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Gosto

  11. Boa Noite, Hiroshi estou no ultimo ano do meu curso de fotografia (9ºano) para o ano vou para o 10º se tudo correr bem. Eu gostaria de saber se a area de arquitetura tem um curso de 10º,11º e 12º e depois faculdade não sei.
    Ou quais são os passos que vou ter que seguir. Por exemplo começar a estudar arquitetura no 10º se tenho que ir para faculdade/universidade. Essas coisas, das quais eu não consigo perceber. já tentei saber mais sobre varias areas que gosto. mas torna-se tudo sempre tão confuso que eu acabo por desistir. na verdade é que é já para o ano e ainda nao sei que area eu quero seguir. Eu gosto bastante de tudo oque tem a ver com casas, desde construir a mobilar. Sou um grande viciado em The sims (Jogo) onde eu passava a vida desde pequeno a construir casas e acabava uma começava outra. e quando me faltavam ideas procurava sitios onde encontrar. e acho que arquitetura tem a ver comigo. Agradecia a resposta
    Abraço :D

    Gosto

    • Olá Nuno, tudo bem?
      O que eu posso dizer para te ajudar a escolher uma carreira, é que você deve realmente ir atrás para saber mais informações sobre ela. Se possível, caso tenho uma faculdade na sua cidade, vá conversar com alunos de arquitetura para que você entenda melhor o curso. Assim conseguirá ter uma visão geral que poderá te ajudar nessa escolha.
      Já que você gosta do tema, de casas e tudo mais, fica mais fácil conversar sobre o assunto não é mesmo?
      Concordo que pode ser meio confuso nessa fase da vida escolher o que se quer fazer, mas com o tempo isso vai melhorando. E também não precisa ser uma decisão para todo o sempre né? Sempre podemos mudar de ideia durante a caminhada.
      Obrigado pelo comentário, qualquer dúvida é só perguntar!

      Gosto

  12. olá… amo decoração, design de moveis, interiores, paisagismo… sou boa em calculos, adoro arte em geral… mas mal sei desenhar um dado em perspectiiva :( … nao saber desenhar e ter que aprender isso no faculdade pode me prejudicar no curso de arquitetura?

    Gosto

    • Olá Mara, tudo bem?
      A resposta é não. Isso não ira te prejudicar durante a faculdade. Durante o curso você pode e deve buscar o aperfeiçoamento no desenho, mas você não precisa virar uma artista plástica também. Na arquitetura o importante é passar aquilo que você quer para o cliente, seja na forma de um croqui, um belo desenho perspectivado, uma imagem 3D ou aquele rabisco no guardanapo. Se você já gosta de artes e do curso, será mais fácil buscar ferramentas para te auxiliar na hora de projetar.
      Eu mesmo não desenho super bem, por isso parti para o computador, fazendo imagens em 3D e renderizações. Mas todo arquiteto deve saber sim, um pouco de desenho a mão livre, pois na hora que você precisar, nem sempre terá um computador a mão, ou tempo para fazer um desenho mais elaborado.
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer dúvida, é só perguntar…
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  13. Boa tarde, gostava de saber qual é o curso que inclui arquitetura e design para tirar no 10º ano. Já estive à procura mas nenhum deles parece ter.. Tenho jeito para desenho e acho que me sairia bem num curso assim. Obrigado pela resposta :)

    Gosto

    • Olá Hugo, tudo bem?
      Não sei se entendi direito sua pergunta. De que curso você se refere? Não seria o fato de cursar arquitetura ou design (gráfico ou industrial)? Se você gosta de desenhar é muito bom procurar cursos como esses, mas nem somente de desenho se faz uma faculdade. Você terá que passar por outras matérias também. Procure informações sobre cada curso e o que você realmente quer fazer durante sua vida. Quer construir casas, planejar cidades? Ou prefere pensar em produtos ou projetos referentes a imagem de uma marca, por exemplo?
      Tendo dúvidas, não deixe de escrever!
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  14. me enteressei a pouco tempo pelo curso de arquitetura e achei um maximo só que tem um problema não sou muito bom de calculo e no desenho isso pode me prejudicar na falculdade?

    Gosto

    • Olá Krithony, tudo bem?
      Como você se interessou pela arquitetura, o que tem que fazer é correr atrás daquilo que é preciso. Com certeza você passará por matérias de cálculo e desenho, mas para alcançar seus objetivos é preciso esforço não é mesmo? Quem sabe durante o caminho você não descubra que gosta de cálculo ou quem sabe se torne um ótimo desenhador? Sempre somos bons em algumas coisas e nem tanto em outras, por isso precisamos nos dedicar para sempre melhorarmos. Não ser bom em um determinado assunto, não quer dizer que será prejudicado, só significa que você terá que ser mais disciplinado para obter resultados melhores.
      Boa sorte nessa sua nova jornada!
      Qualquer coisa deixe um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gosto

  15. Olá sou apaixonada por decoração e artes desde de pequena,me amarro em mudanças, criações me identifiquei com o curso de arquitetura mesmo sendo péssima em desenho e cálculos , mais como li nos comentários anteriores percebi que isso não seria problema. Mais depois de uma pesquisa conheci o curso Design de Interiores achei mais especifico no que desejo fazer pra vida inteira que é a parte de projetar moveis espaço que além de serem bonitos sejam funcionais como arquiteta também poderei fazer isso?
    Não seria melhor fazer um curso especifico ao invés de cursar arquitetura e depois ter que me especializar na área que mais gosto?
    Pois essa parte de construção noção de espaço projetar edifícios, bairros e até cidade não é muito a minha cara…. Me ajudaaaa
    Mais o pior é que na cidade que atualmente moro não tem esse curso de Design de Interiores, será que com o que gosto valeria apena investir 5 anos em arquitetura???

    Gosto

    • Olá Micaelle, tudo bem?
      A resposta para você não é tão simples. Mas sim, fazendo arquitetura você poderá projetar móveis e espaços sem problemas nenhum. O curso de arquitetura sem dúvida é mais completo e fazendo design de interiores você não poderá, por exemplo, alterar a estrutura da casa, como retirar uma parede para aumentar o espaço do ambiente.
      Em um curso mais específico como esse, com certeza você verá matérias mais focadas na decoração e design de móveis, coisas que às vezes é deixado de lado em um curso de arquitetura. Mas se você gosta, poderá correr atrás disso também.
      Eu particularmente prefiro fazer um curso mais completo, onde posso construir obras inteiras, do que ficar preso somente ao interior delas. Se você curte somente essa parte, e realmente não quer ter que estudar todas as matérias que um curso de arquitetura oferece, então estudar somente interiores é uma opção.
      Para sanar suas dúvidas aconselho ler este outro post também:

      http://arquitetesuasideias.com/2013/04/24/a-diferenca-entre-o-arquiteto-o-design-de-interiores-e-o-decorador/

      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

  16. Boa tarde!
    Gostaria de saber se uma pessoa que não é boa em cálculos consegue se formar em arquitetura, se tem muita matéria de cálculo? Obrigado desde já!

    Gosto

    • Olá Lucas, tudo bem?
      Olha, você não precisa ser bom em cálculos para fazer arquitetura, mas justamente por isso que terá que estudar um pouco mais. O curso tem sim matérias de cálculo estrutural, física e de materiais como aço e madeira. Para se formar é imprescindível que você passe por essas matérias, ou seja, mesmo não gostando terás que estudar cálculo. Mas não ser bom em alguma coisa não te impossibilita de cursar arquitetura, como em qualquer coisa na vida, quando se não se tem muito aptidão em determinados assuntos, devemos correr atrás para alcançar nossos sonhos.
      Eu mesmo nunca fui um bom desenhista e mesmo assim sou arquiteto. Sei desenhar a mão, mas não é nada especial. Passo as minhas ideias e faço croquis rápidos. Justamente por isso resolvi me especializar em modelos tridimensionais no computador.
      É o que você pode fazer, esforce-se e o curso não será assim tão difícil.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

  17. eu gostaria de saber se eu fizer um curso técnico de edificações me ajudaria na faculdade de arquitetura… pois pretendo fazer os dois juntos e se não iria me prejudicar no desempenho da faculdade fazendo os dois ao mesmo tempo?
    Obrigada!!!

    Gosto

    • Boa tarde Iara, tudo bem?
      Eu acredito que um curso só complementa o outro! Se você tiver a oportunidade de fazer os dois, um soma-se ao outro. Mas por que fazer os dois juntos? Algum motivo em especial? Conheço várias pessoas que fizeram o curso técnico de edificações, principalmente no segundo grau e depois fizeram arquitetura.
      Não vejo problemas em fazer os dois ao mesmo tempo, a não ser a questão do tempo. O curso de arquitetura é puxado e demanda bastante atenção aos trabalhos e projetos. Caso você seja eficiente em separar tempo para os dois cursos, só posso desejar uma boa sorte!
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer dúvida é só falar…

      Gosto

  18. Boa tarde, estou prestando vestibular para arquitetura (UFMG) para iniciar ja em 2014… você poderia me informar em qual período que é necessário levar notebooks para a faculdade? Estou pensando em comprar primeiro um desktop pra usar esses programas em casa com mais conforto (tela maior, mais potente, etc) e mais tarde, um ano ou dois a frente, comprar um notebook. É uma boa ideia?

    Gosto

    • Bom dia Caio, tudo bem?
      Essa é uma boa pergunta. Porém cada faculdade tem seu estilo de ensinar e os tempos mudam também. Quando eu estudei na UFSC e nem faz tanto tempo assim, só fui utilizar notebook lá pra 4ª fase. Eu não sei como será na UFMG, mas acredito que nos primeiros semestres você ira desenhar mais a mão, para aprender a fazer um traço mesmo. O notebook realmente é uma mão na roda, quando você começa a projetar e precisa levar seu trabalho para a sala de aula. Mas a pergunta é, você tem condição de comprar um desktop hoje, e um notebook daqui a um ano? E depois de comprar os dois, será que um deles não ficará ocioso?
      Claro que você pode querer ter uma máquina potente, para jogar ou fazer renders por exemplo, e outra para levar para a faculdade. A escolha é sua.
      Eu por exemplo, optei por comprar logo um notebook, pois queria mobilidade. Depois troquei por outro notebook ainda mais potente para que pudesse trabalhar com os arquivos cada vez mais pesados, sem ter que me preocupar. E acredito que fiz a escolha certa. No meu caso também, tinha um fator agravante que era a falta de espaço físico para ter um desktop mais um notebook em casa.
      Era isso, espero ter ajudado um pouco. Qualquer coisa é só enviar um comentário aqui.
      Abraço!

      Gosto

  19. Boa tarde, estou muito em duvida em relação a faculdade de arquitetura, pois comecei a cursar engenharia civil e não me dei muito bem e resolvi parar. Queria saber se arquitetura é menos difícil, pois tenho um pouco de dificuldade em cálculos . Obrigado!

    Gosto

    • Olá Samuel, tudo bem?
      Você procura arquitetura por achar que o curso é mail fácil ou porque gosta? Tanto engenharia quanto arquitetura tem cálculo em sua grade curricular. Mas o curso de arquitetura com certeza tem menos, apensar de que não seja “fácil” passar por essas matérias. Não posso aconselhar você a estudar arquitetura somente por ter menos cálculo, mas acredito que você deva estudar aquilo que mais gosta. Engenharia civil e arquitetura são cursos bem distintos e não há como dizer que um é melhor que o outro.
      Se você quer se tornar um engenheiro, mas as matérias de cálculo são pesadas, você acha que deve desistir de um sonho por causa disso? Na arquitetura você terá que fazer muitos projetos e isso tomará muito tempo fora da faculdade. Se você não estiver disposto a passar horas a fio desenhando, fazendo maquetes ou projetando na frente do computador, será que também não desistirá da arquitetura?
      A dica que eu deixo é a seguinte: você deve buscar aquilo que gosta. E corra atrás das dificuldades. Se é algo que você tem prazer em fazer, uma matéria ou outra que seja mais difícil, não é nada comparado a uma vida inteira em uma carreira que você escolheu pra si.
      Espero ter ajudado! Qualquer coisa deixe um comentário aqui!
      Abraço!

      Gosto

  20. Ola estou pretendendo fazer o curso tecnico de edificações e um de Autocad durante o ensino médio, será que esses cursos podem me ajudar a entrar numa faculdade pública e até mesmo dá um diferencial no meu curriculo há queria saber também se por eu ter esses cursos completos e me formar em arquitetura posso ganhar um pouco mais que um arquiteto iniciante ganha?

    Gosto

    • Nathanael, muito obrigado pelo comentário, tudo bem com você?
      É muito bom saber que você está interessado em aumentar seu conhecimento ainda no ensino médio. Estes cursos com certeza lhe ajudarão depois de entrar na faculdade, pois você já terá uma boa base de projetos e desenhos. Porém para entrar em uma universidade pública, receio que não vá ajudar muito pois será preciso passar primeiro pelo vestibular. Creio que a maioria das universidades públicas tem um vestibular único para todos os cursos e não são direcionados. Por isso o conhecimento específico da área não importa muito. Em caso de universidades estaduais, existem provas que são específicas da área, o que nesse caso será bem útil.
      Com relação ao salário, tudo dependerá do seu local de trabalho, experiência e vontade de trabalhar. Mas com certeza, tendo conhecimentos prévios, será mais fácil de arranjar um bom emprego.
      Abraço!

      Gosto

  21. Olá, adorei o texto, e tenho como objetivo ser arquiteta, mas já ouvi falar sobre pessoas que se formaram e não conseguem emprego. A área de Arquitetura está muito saturada?

    Gosto

    • Olá Raissa, tudo bem?
      Bem, como em qualquer área, existe sim a saturação. Muitas pessoas se formam todos os anos em diversas faculdades e não é diferente com a arquitetura. Tudo depende também do local onde você quer trabalhar. Com certeza em regiões interioranas há mais vagas do que nas grandes cidades. Mas o que conta mesmo é seu currículo. Pois você pode ser médico, advogado ou educador físico, que em qualquer lugar não será fácil arrumar emprego se você não for competente. Creio que como arquiteto, muitas pessoas resolvam abrir seus próprios escritórios, o que diluiu o montante de vagas faltantes no mercado.
      Mas se você gosta mesmo de arquitetura, estude, trabalhe e sempre corra atrás de uma boa experiência. Deste modo, fica mais fácil arranjar um emprego.
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  22. Pingback: Os 5 posts mais vistos do ano de 2013! | Arquitete suas Ideias·

  23. eu ja conclui o nivel medio e pretendo fazer arquitetura. ja fiz algumas projeccoes de edificios e acho qe levo jeito para isso….eu queria saber quais sao as materias mais dificeis no curso de arquitetura…… !??

    Gosto

    • Olá Augusto, tudo bem?
      Que bom que você se interessa pela arquitetura.
      Olha, as matérias mais difíceis do curso dependem do eu você gosta né. Pode ser que seja as de desenho, ou talvez de cálculo, ou até quem sabe de projeto. Você pode ir bem em umas e ir mal em outras.
      O que é certo é que terás que se empenhar pra que passe em todas.
      Para mim, o que tive mais dificuldade e exigiu mas tempo foram matérias de cálculo como aço e madeira.
      Mas você pode vir a gostar e achar bem fácil hehe.
      Projeto demanda bastante tempo, mas no final é prazeroso ver um trabalho seu ganhando forma.
      Boa sorte nos seus estudos!
      Qualquer dúvida, volte a comentar aqui!
      Obrigado e bom final de ano!

      Gosto

    • Olá Lucas, tudo bem?
      Hoje em dia acredito que inglês seja imprescindível em qualquer profissão. Creio que para se destacar como profissional seria bom você ter até conhecimento em uma terceira língua também.
      Não que seja necessário falar outros idiomas para se tornar um arquiteto, mas com certeza isso vai abrir diversas portas para você no futuro.
      Obrigado pelo comentário e feliz ano novo!

      Gosto

    • A questão não é se vale a pena ou não. Todos sabemos que há profissões que geralmente pagam melhor que outras, mas o importante é fazer algo que você goste, para que possa fazer durante toda a sua vida.
      Aqui mesmo nos cometários já respondi outra pergunta de quanto um arquiteto ganha por mês.
      Um arquiteto consegue sim, ser bem remunerado, mas isso também depende de quanto você considera ser este valor. Acredito que, por exemplo, como médico seja mais tranquilo você alcançar os dez mil reais do que sendo um arquiteto, mas a questão é se você gostaria também de ser um médico, entende o que eu digo?
      Não vá somente pela remuneração, escolha algo que você realmente goste, que o dinheiro virá para você com maior facilidade.
      Obrigado pelo comentário e feliz ano novo!

      Gosto

  24. Um arquiteto ele pode trabalhar em apenas um área ou ele pode ser um arquiteto geral,trabalhando como arquiteto de interiores, paisagista, arquiteto industrial ou ele tem que escolher uma área específica?

    Gosto

    • O arquiteto pode trabalhar em diversas áreas simultaneamente, porém é mais comum que ele se especialize em algumas áreas específicas. Normalmente as que ele gosta mais. Há pessoas que gostam mais de interiores, ou paisagismo, como você mesmo falou. Por isso é comum ver arquitetura de interiores ou arquitetos paisagistas.
      Depois de formado cabe a você escolher qual caminho quer trilhar.
      Boa sorte!

      Gosto

  25. Olá Hiroshi,
    este ano irei começar a faculdade de arquitetura, eu sou apaixonado por arquitetura sempre procuro saber sobre a profissão trabalho em uma empresa de gerenciamento de projetos e sempre que possível tento falar com alguns arquitetos que trabalham aqui para saber como é adquirir um pouco de experiencia msm, porem estou com receio na área de exatas não sou mt bom com cálculos isso pode ser um problema dentro do curso ?

    Gosto

    • Olá Valter, tudo bem?
      Isso é muito bom! Continue interessado pela arquitetura que você irá longe!
      Sobre as disciplinas de exatas, com certeza você terá que passar por algumas, mas nada que um pouco de disciplina e estudo não resolvam. Se você já tem noção que não é muito bom em cálculo, deve estudar mais e se dedicar a essas matérias (principalmente para não ter que repeti-las) e tudo ficará tranquilo.
      Eu também não gostava muito das matérias de cálculo, mas elas são imprescindíveis para formar um bom profissional.
      Boa sorte!!

      Gosto

  26. OI BOM DIA, TENHO 38 ANOS PASSEI NO VESTIBULR DE ARQTETURA, JÁ FAÇO DESIGNER DE INTERIORES NO SENAC ESTOU ME DANDO MUITO BE NO CURSO.
    MEU SONHO SEMPRE FOI FAZER ARQUITETURA, MAS ME PERGUNDO SE NÃO ESTOU MUITO VELHO PARA INICIAR UMA FACULADE DE ARQUITETURA.

    Gosto

    • Bom dia Celso, tudo bem?
      Bem, como eu já respondi aqui antes para algumas pessoas, o meu ponto de vista é o seguinte: Você tem que fazer aquilo que gosta. Claro que haverão pedras pelo caminho, mas se você quer trilhar a vida de arquiteto, tens mesmo que correr atrás disso. Desde a faculdade ouço que uma das poucas profissões onde o profissional não se aposenta é o arquiteto. Então se podemos trabalhar até os 100 anos, vide o Niemeyer, começar na casa dos 40 não é assim tão problemático não é mesmo?
      O que importa é que você estará fazendo aquilo que gosta e que lhe faz feliz. Boa sorte no curso, pois ele não é fácil. Qualquer coisa é só comentar aqui.
      Grande abraço!

      Gosto

  27. Olá Hiroshi,
    Vale a pena começar uma faculdade de arquitetura aos 40 anos?
    Estou prestes a concluir minha matrícula na faculdade, mas a dúvida me consome. Fico com receio de não conseguir estágio e não conseguir entrar no mercado de trabalho.
    Será que tem fundamento minha insegurança…?

    Gosto

    • Bom dia Hilda, tudo certo?
      Assim como escrevi no comentário anterior, acredito que para fazer aquilo que você gosta, não tem idade. Muita gente nova nem sabe o que faz da vida e só descobre depois de realmente vivê-la, não é mesmo? E daí se você já tem 40 anos? Se a arquitetura é algo que você quer fazer, por mais difícil que possa parecer, você deve correr atrás disso.
      Entendo sua insegurança sobre o mercado de trabalho, mas acredito que se você confiar em si mesma e no seu trabalho, a idade não será um fator agravante, afinal experiência vem com os anos não é mesmo? Agora, se você pensa em querer se aposentar da carreira cedo, daí é um problema, pois o arquiteto(a) só fica bom (boa) mesmo, com a prática, e isso leva algum tempo para se adquirir.
      Boa sorte com o curso, espero que dê tudo certo na sua nova carreira! Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

    • Olá Gabrieli, tudo bem?
      Para responder sua pergunta, vou dar o exemplo de um dos maiores arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Mesmo vivendo mais de 100 anos, ele nunca se aposentou. O fato é: se você gosta do que faz, não vai querer se aposentar. Claro que todos nós merecemos um descanso um dia, então pela lei, mulheres devem ter no mínimo 60 anos e 15 anos de contribuição. Para se aposentar por tempo de contribuição, a mulher precisa contar com 30 anos de contribuições comprovadas. Como arquiteta, que tenha seu próprio escritório por exemplo, talvez você não queira se aposentar com essa idade. Vai depender de você. Na faculdade sempre ouvia que arquiteto não se aposenta, sempre vai querer fazer uma obra a mais, pois sempre o próximo projeto será o melhor. Mas claro, cada um é cada um.
      Boa sorte na sua carreira!
      E obrigado pelo comentário.

      Gosto

    • Boa tarde Sophie!
      Eu acredito que exista um material básico para cursar arquitetura, mas são mais os instrumentos de desenho no início do curso. Como lapiseiras, canetinhas e materiais para fazer maquetes.
      Eu tirei muito xerox de livros também durante a faculdade, em vez de comprá-los.
      Depois de uma determinada etapa do curso, um notebook lhe cairá muito bem, pois terá que fazer projetos no computador e ter essa mobilidade de levar tudo de casa para a faculdade é uma ótima ideia. Na verdade é bem provável que você precisará de um notebook, então é bom ir pesquisando preços e modelos que possam te auxiliar a trabalhar com softwares pesados, para projeto e/ou edição de imagens.
      Obrigado pelo seu comentário!
      Qualquer dúvida é só perguntar, abraço!

      Gosto

  28. +Estou no segundo ano do ensino médio, e não consigo tirar arquitetura da minha cabeça.Realmente, não sou muito boa com desenhos, mas amo criar coisas novas e com ajudas de software sou uma boa designer. Andei fazendo muitos testes vocacionais, e sempre falam em arquitetura, já vi milhões de depoimentos de arquitetos. Tenho quase certeza que é isso que eu quero, mas toda vez que falo com alguém, me desanimam dizendo que não tem área para trabalhar. Realmente é assim ou está faltando profissionais no mercado?
    Desde já muito obrigada!
    PS: Precisa dominar o inglês?

    Gosto

    • Oi Emily, tudo bem?
      Se você gosta do que faz, não terás problemas em trabalhar. Não posso dizer como está o mercado de trabalho de maneira fiel a realidade, pois depende de onde você está inserida e em que área vai querer trabalhar. Mas o que posso dizer é que não é tão simples trabalhar como arquiteto. No começo é difícil ganhar bem e trabalhamos muito. Mas qualquer área está assim não é mesmo?
      Cabe a você se sobressair em relação aos seus concorrentes. Estude bastante, faça curso de línguas ( eu acho que o inglês é fundamental) e tenha sempre algo de diferente para que o empregador escolha você ao invés de outra pessoa.
      Também já passei por fases onde parecia que seria impossível arranjar um emprego, mas corri atrás de um bom currículo. Falo inglês e japonês, já morei fora do país e trabalhei em áreas diversas. Nunca fiquei mais de um mês desempregado se não quisesse.
      Ser arquiteto exige tempo e trabalho e estou longe de ser um bom arquiteto. Temos sempre que melhorar mais e ganhar experiência.
      Não tem área para trabalhar? Pode até ser que sim, mas então caberá a você se destacar e achar um lugarzinho ao sol.
      Boa sorte! Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gosto

  29. Olá, Eu Estava Vendo Sobre Arquitetura e acho a Profissão encantadora, Sou Muito Criativa, mas sou Péssima pra desenhar no papel! Mas já fiz um ”projeto’ estrutural de uma empresa, e recebi muitos elogios, e me perguntaram oq eu tava fazendo em adm. O que eu faço, sigo em frente? ou invisto em outra carreira?

    Gosto

    • Olá Kelly, tudo bem?
      É muito difícil eu te dizer para mudar de profissão, pois cabe a você buscar informações de cada curso para saber se ele se encaixa na sua vida. Se você é criativa e gosta da parte de criar projetos, casas ou interiores vale a pena dar uma olhada mais de perto na arquitetura. Mas o curso não é só isso e envolve planejamento de cidades, cálculos estruturais, urbanismo, paisagismo e outras tantas coisas mais.
      Você acaba aprendendo a desenhar no curso, por isso não é algo que seja imprescindível saber antes. Tudo depende se você gosta ou não da sua carreira atual também.
      Dê uma olhada nos outros posts que fiz falando um pouco sobre como é o curso de arquitetura e qualquer coisa deixe aqui outro comentário. No que eu puder ajudar, ajudarei.
      Obrigado e boa sorte!

      Gosto

  30. Olá Hiroshi, tudo bem? espero que sim!

    Hiroshi, primeiramente parabéns pelo blog, está muito bom.
    Tenho 23 anos e sou de São Paulo/Sp, estou muito interessado e apaixonado em arquitetura, tenho pesquisado algumas coisas sobre o curso, sou bem curioso e tenho dúvidas em alguns casos. Vou começar a faculdade no meio do ano…
    Eu preciso ter algum curso técnico antes mesmo de começar a graduação? (estou pensando estudar o curso de Desenho Técnico e após, iniciar o de AutoCAD).
    Quais cursos são recomendados para estudar?
    É melhor ter um pc ou um notebook para estudar/trabalhar com arquitetura?
    Posso estagiar em empresa no 1° Semestre de faculdade? Qual a renumeração de um estagiário, varia de semestre por semestre?
    Quais as dicas que você poderia dar para passar em uma entrevista de estagio de arquiteto?
    Porque muitos estudantes de arquitetura demoram 6 anos para terminar o curso?

    Ficarei feliz pelas respostas e obrigado desde já.
    Sucesso e felicidades!

    Gosto

    • Olá Eduardo, muito obrigado.
      Para começar, você não precisa de curso nenhum para ingressar na arquitetura. Claro que quem já fez um curso técnico antes terá mais facilidade em algumas matérias, até mesmo pela experiência adquirida, mas não que seja fundamental. Bem provável durante o curso você verá matérias de desenho técnico e autocad.
      Muitas pessoas gostam de fazer cursos antes, principalmente de desenho, mas cabe a cada um verificar suas pendências e saber se realmente precisa fazer algo antes. Eu entrei na faculdade sem fazer nada, mas antes da arquitetura eu cursei um pouco de design industrial, o que me ajudou nas horas de desenhar na arquitetura. Então se você tem tempo e interesse, conhecimento nunca é demais e com certeza irá te ajudar muito.
      Sobre o notebook, é bom ter um para que você tenha mobilidade entre casa/faculdade para fazer seus trabalhos. Eu sempre tive notebook e nunca reclamei. A não ser que você queria algo bem mais potente e precise de um desktop mesmo.
      Eu acho um pouco difícil conseguir estágio logo na primeira fase, já que você não terá muita experiência. Mas tudo depende dos seus conhecimentos prévios e o que o escritório pedirá para você fazer. Talvez esperar um ano pro aí, para se ter noção do que é arquitetura seja uma boa ideia.
      Em um entrevista sempre é perguntado suas experiência anteriores. Se você não tem nenhuma, fica mais complicado arranjar emprego, mas é sempre bom ter confiança e um bom portfolio para mostrar do que você é capaz.
      O curso de arquitetura tem 5 anos, mas ele é bem puxado, por isso é comum as pessoas pegarem menos matérias pro semestre para dar conta de fazer tudo bem feito. São realmente poucas as pessoas que conseguem fazer tudo em 5 anos, além do mais, você precisará de tempo para fazer trabalhos e estagiar ao longo de toda a faculdade.
      Vou criar um post respondendo melhor todas as perguntas que recebo aqui, por isso escrevi brevemente.
      Obrigado e qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço!

      Gosto

  31. Olá, boa tarde.
    Faz tempo que me interesso pelo curso de Arquitetura, porém me indentifico mas com a parte de ambientes, decorações, designer gráfico, móveis interiores e exteriores, paisagismo e comunicação visual. Só que não sou boa em desenhos e exatas, essa é a minha insegurança. Tenho medo de não conseguir realizar o meu sonho, pois não sou boa nas principais “desenho e exatas”. Mas estou determinada à enfrentar todos os meus medos, sei que valerá muito a pena pois estarei fazendo o que gosto.

    Gosto

    • Oi Carolina, gostei do seu comentário.
      Muito bem, mesmo sabendo das suas dificuldades, por gostar do que faz, você vai correr atrás do seu sonho.
      É assim mesmo, às vezes não somos bons em algumas coisas, mas somos bons em outras. O que importa é fazer aquilo que você realmente gosta!
      Boa sorte e qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gosto

  32. bom dia
    gostaria de fazer uma pergunta ja estou com 39 anos,trabalho com designer de calçados,mas sou formando em tecnico em edificações recentemente,(tenho conhecimento em cad,programas 3d), será que não estou velho para formar em arquitetura,ja fiz 3 semestre de mesma,pelo meus contas formaria com 42 anos ,,por ventura não estaria velho para entrar nesta área?
    att
    olimpio

    Gosto

    • Bom dia Neto!
      Como eu venho respondendo para todos que tem essa mesma dúvida, eu acredito que se é algo que você gosta de fazer, vai em frente! Arquitetura não tem idade. O grande arquiteto Niemeyer viveu mais de 100 anos e continuou trabalhando. Ou seja, você se formando aos 40 anos, teria mais 60 anos de trabalho. Sempre ouvi dizer que arquiteto não se aposenta, gosta do que faz e enquanto puder segurar um lápis vai estar projetando
      O importante é estar bem. Claro que há altos e baixos, mas pelo menos você estará feliz com a profissão que escolheu.
      Desejo boa sorte nessa sua jornada!

      Gosto

  33. Olá, tudo bem?
    Então, tenho 19 anos, e desde meu Ensino Médio sempre tive muita dúvida com relação ao que cursar… Aos 16 comecei fazendo Engenharia de Alimentos (entrei mais por medo de cursinho, nunca quis o curso), e no ano seguinte entrei pra Engenharia Ambiental (que era o que eu achava que realmente queria), e estou cursando o terceiro semestre a muito custo, pois estou com a cabeça em Arquitetura/Engenharia Civil. E, novamente, estou na dúvida… Gosto da área, de lidar com construção, gosto muito de pesquisar materiais, me interesso bastante por estruturas, decoração, adoro ver projetos, e é uma diversão pra mim discutir com minha mãe ideias de reformas na minha casa, kkk mas não sou muito confiante quanto à minha criatividade… Não sei se posso desenvolver isso no curso de Arquitetura, ou se devo logo seguir pela Civil. Sei que essa é a área que eu quero seguir, acho que realmente vou gostar, mas o que eu mais tenho medo é de perder mais anos da minha vida trocando de curso, sem ter a certeza do que realmente fazer…
    Alguma opinião que possa me ajudar? :)
    Obrigada!

    Gosto

    • Oi Larissa, tudo bem?
      Bem, lendo o que você escreveu já percebi que você gosta de arquitetura. Se você se diverte discutindo uma reforma, por que não trabalhar com isso então? Não creio que você perdeu anos da sua vida com outros cursos, afinal tudo é somado a uma coisa chamada experiência. E isso ninguém tira de você.
      A criatividade é algo que pode ser trabalhada, mas se gosta do que faz, naturalmente vai correr atrás das tendências e de novidades. Desta maneira, vendo muita coisa já feita, você terá suas próprias ideias criativas. A eng. civil está mais ligada a estruturas e cálculos e não tem tantas matérias artísticas como a arquitetura. Aconselho você a pegar um tempo e visitar uma faculdade de arquitetura, conversar com alguns alunos para ver se é realmente isso que quer fazer. Quem sabe pegar uma matéria ou outra optativa para ter noção de como é o curso.
      Mas fique tranquila, se estás em dúvida somente pelo quesito criatividade, saiba que ao longo do curso você pode melhorar isso, naturalmente, sem nem mesmo perceber. Quanto mais a gente aprende, mais se sabe. No futuro, quando tiver 30 anos de carreira, com certeza vai olhar para trás e achar que não era criativa o suficiente, mas que o próximo projeto, sempre será o melhor.
      Boa sorte nessa jornada!
      Qualquer dúvida deixe um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gosto

  34. Olá, Tenho 14 Anos, 1º Ano do Ensino Médio, e tomei uma ÓTIMA decisão na vida que foi fazer a selação do que fazer na faculdade. 2 Opções restantes, sendo meu foco principal Arquitetura, como segunda opção a Eng. de Computação(mas não vem ao caso no momento). Vou fazer aquitetura, mas ja vi comentários que começou a mexer no meu psicológico, sem mudar meu foco, o que é bom. Comentários do tipo que fala que quando começar a trabalhar, não vou ter mais tempo pra vida social(o que é ruim), é verdade? ou depende? Não quero perder contatos com amigos, perder minha vida social, sair com os amigos, etc.

    Gosto

    • Olá Darlan, tudo bem?
      Olha, você não pode ser prender a estes comentários. Você sempre terá sua vida social, é só saber dosar os dois lados. Não pode só estudar ou só trabalhar, tem que ter equilíbrio em todas as partes. Durante a faculdade terá que fazer muitos trabalhos e com certeza em algum momento você vai ter que escolher entre sair a noite ou terminar aquele projeto para amanhã. Quando for trabalhar, como em qualquer profissão, haverá responsabilidades as quais será responsável mas nem por isso você tem que deixar de sair com seus amigos. Tudo tem o seu tempo, só não pode querer fazer tudo junto.
      Não se preocupe, sua vida social é você que organiza. Uns trabalham mais que outros, mas no fim tudo da certo. O que posso dizer com certeza que é diferente. Hoje você tem um rotina de colégio, vê seus amigos todos os dias, tem as tardes ou manhãs livres e tudo mais. Quando adulto, tendo que trabalhar 8h, 9h por dia, seu tempo será reduzido e não terá mais tempo para fazer tudo o que quer num dia somente.
      Boa sorte na sua jornada! Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Abraço.

      Gosto

    • Bom dia Francisco.
      Olha, não sei te dizer exatamente como funciona esse tipo de transferência. O que posso dizer é que não é muito fácil de acontecer. Hoje muitas pessoas querem ir para universidades públicas e a concorrência é grande. Desta maneira transferências de universidades privadas para públicas só acontece quando há vagas, e não sobram muito delas. Aconselho você a entrar em contato com a secretaria da sua faculdade e da faculdade para onde você deseja ir para maiores e mais claras informações.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço.

      Gosto

  35. Olá, tenho 15 anos e estou no segundo ano do ensino médio, faço segurança do trabalho mas não pretendo seguir isso, vou começar o curso de design de interiores e queria fazer faculdade de arquitetura, mas tenho muuuitas dúvidas, pois não me dou muito bem com exatas, na verdade tenho muita dificuldade, e não sei desenhar NADA, mas andei pesquisando e gosto muito dessa área, adoro decorar, combinar móveis, cores e tudo isso, amo ler e gosto muito de arte, o que voce me indica? acha que posso me dar bem com a arquitetura ou deveria procurar outra area a seguir?

    Gosto

    • Olá Bianca. Tudo bem?
      Como venho escrevendo para todo mundo que tem essa mesma dúvida, na minha opinião você deve seguir aquilo que você gosta. Vai em frente e estude o que quer estudar. Se não desenha tão bem, você pode correr atrás de melhorar. Como já gosta da área é mais fácil de fazer dar certo né? Mesmo porque estudar não vai ser algo ruim, pois você se interessa pelo assunto.
      Leia também os outros posts que fiz sobre o curso, principalmente o último que tem várias perguntas e respostas.
      Espero que te ajude!
      Obrigado pelo comentário.

      Gosto

  36. Olá,eu estou no 1º ano do Ensino Médio, quero fazer arquitetura.
    Eu gostaria de saber se para passar na UFPR é preciso fazer Cursinho?

    Gosto

    • Olá Leonardo, tudo bem?
      Olha, para passar em qualquer universidade federal é necessário muito estudo. Independente do estado a concorrência é bem grande para entrar nessas universidades, uns cursos sempre são mais concorridos que outros. Não sei como é sua formação, mas um cursinho pré vestibular sempre ajuda. Óbvio que você terá que estudar muito e fazer cursinho não é garantia de passar no vestibular. Por experiência própria posso dizer isso a você. Na primeira vez que fiz vestibular eu também fiz cursinho, mas não estudei tanto quanto deveria. Moral da história: fiquei longe de uma vaga. No ano seguinte, fiz cursinho novamente, de 6 meses, mas passei o ano inteiro estudando muito. Era o dia inteiro estudando. Deu certo e consegui passar na UDESC e na UFSC.
      Boa sorte nos estudos!

      Gosto

  37. olha quero ser muito arquiteta mas ainda sou nova nisso tenho 13 anos me falem o que cai tanto na faculdade de arquitetra??

    Gosto

    • Olá Lanara, tudo bem?
      Nossa, com 13 ano já sabe que quer ser arquiteta!? Que legal…mas você é bastante nova ainda, vai amadurecendo essa ideia, mais pra frente você pode mudar de curso ou realmente fazer arquitetura. Se você gosta de decoração, fazer casas, pensar em como melhorar sua cidade, você está no caminho certo. Mas durante o curso também tem matérias como matemática, física e outras.
      Leia também os outros posts que fiz sobre o curso de arquitetura e talvez eles tirem mais dúvidas suas.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

    • Olá Thalita, tudo bem?
      Acho que o último post pode te ajudar um pouco mais!

      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      Sobre salários, vou copiar uma resposta que já tinha dado sobre o assunto:

      SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL (SMP) A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2013.

      Jornada de 6 horas diárias = R$ 4.080,00…… 6 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 8 horas diárias = R$ 5.763,00…… 8,5 x salário mínimo (R$ 678,00)
      Jornada de 9 horas diárias = R$ 6.102,00…… 9 x salário mínimo (R$ 678,00)

      Mas é difícil que escritórios de arquitetura trabalhem com carteira assinada. Muitos, ou a maioria, não pagam carteira e por isso o salário é bastante variável. Creio que somente em escritórios grandes que sigam a lei corretamente.
      Um arquiteto recém formado, deve vai ganhar em torno de 2 mil reais por mês.
      Depois, tenho conhecimento de arquiteto que ganha até 15 mil. Essa variação acontece em qualquer profissão não é mesmo? Isso vai depender do tempo de trabalho/escritório/localização ou se a pessoa é famosa ou não hehehe…
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  38. Olá tudo bem ? Tenho 35 anos e tenho o sonho de me formar em arquitetura … Vc acha que já está tarde pra me tornar arquiteta ?

    Gosto

  39. Tenho interesse em Arquitetura, estou no 3 Ano do Ensino Médio, mas tenho medo com os cálculos no decorrer do curso, pois não me dou bem em matemática, e tenho medo de ficar frustrado perante os cálculos, mas tenho uma boa capacidade de desenhar, mas creio que isso não seja o foco principal do curso, também sou bastante perfeccionista, muito detalhista, criativo, determinado, mas tenho dúvida quanto as habilidades que necessito, será que posso me dar mau no curso por não se dar bem em matemática? Se não achar que tenho perfil pra Arquitetura me indique outra profissão, please… Por favor não me indique Design, eu não tenho interesse algum nessa profissão.kkkk

    Gosto

    • Olá Lucas, blz?
      Como as pessoas tem me perguntado questões parecidas, acabei por fazer um post que resume muita coisa:

      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      Hehe, não posso simplesmente lhe indicar uma profissão, você deve buscar por aquilo que realmente gosta. A dica que eu dou é ir conversar com professores e estudantes do curso que você quer fazer, no caso arquitetura. Não é porque tem dificuldade em uma matéria ou outra que isso impedirá de fazer o curso inteiro, só terá que se dedicar um pouco mais. Corra atrás daquilo que você gosta!

      Qualquer dúvida é só deixar um comentário!

      Obrigado!

      Gosto

  40. Muito obrigado, gostei bastante do post, esclareceu muitas dúvidas que ainda me restavam, vou arriscar futuramente em arquitetura, vou ter mais foco matemática…kkkk…

    Gosto

  41. Olá, penso em fazer Arquitetura mas não tem muita noção de calculo e não sei desenhar, isso atrapalha minha carreira ? tenho que saber desenhar pra fazer Arquitetura ?
    Queria muito, mas fico insegura por não saber.

    Gosto

  42. Olá,
    Bom, eu vou fazer arquitetura e urbanismo estou decidida neste ponto mas, tive a oportunidade de conversar com um arquiteto experiente sobre este assunto mas nao para me aprofundar como deveria, e ele me aconselhou em fazer um curso tecnico de edificacoes antes de comecar a fazer a faculdade, e estou esperando a data da prova para fazer o processo seletivo do curso e tentar garantir minha vaga so que tenho duvidas se isso seria certo mesmo adquirindo mais conhecimentos, mas tenho medo de perder tempo fazendo o curso se ele nao me ajudar em arquitetura pois nao sei se tem algo a ver um com o outro, sabendo que ja poderia estar na faculdade ao inves de estar no curso tecnico. Lhe agradeco se for possivel tirar essa duvida….Obrigada!!

    Gosto

    • Olá Renata, tudo bem?
      Bem, serei sincero com você. Não sei a sua idade, mas todo conhecimento é válido para as nossas vidas. Fazer um curso técnico no 2º grau, para depois cursar arquitetura é um ótima dica. Os dois cursos tem sim similaridades e vai te ajudar muito na hora de cursar a faculdade.
      Caso você já for formada no ensino médio, eu diria para ir direto para a faculdade de arquitetura. Na época do vestibular eu passei na mesma época para design industrial e arquitetura, com um semestre de diferença. O que eu vi no design me ajudou bastante na arquitetura, ou seja, se você tiver um curso de edificações, isso lhe dará maior base para estudar arquitetura.
      Tem gente que quer ser formar logo e faz o curso corrido, mas acredito que o melhor mesmo é ir com calma, fazer estágios e estudar bem e aproveitar a época de faculdade (mas sem exageros né, atrasar no máximo 1 ano já é o suficiente). Eu mesmo fiz intercâmbio durante a faculdade e isso me abriu os olhos. Estudar fora do país é bem legal.
      Não quero me alongar muito, mas se você tiver qualquer dúvida pode deixar um comentário aqui no Blog.
      Espero poder ajudar!
      Obrigado!

      Gosto

  43. Ola, tenho 24 anos e curso educaçao fisica pe sou deficiente auditivaporem ha cinco anos fiz o curso de arquitetura por um ano, teve materias que gostava muito e uma delas que tive maior afinidade e dificuldade foi o projeto arquitetonico, nao conseguia criar nem tinha noçao das medidas, por exemplo as medidas de um terreno ou comodo nos papeis sao diferentes das medidas construidas e reais de um terreno ou comodo entende? Como saber se a medida ta certa ou se for grande ou se for pequena por isso tive mta dificuldade nisso, por iso desisti do curso e nao tive muita ajuda nisso. Entao as vezes me pego pensando em voltar ou nao, sera que vale a pena ou nao devido a essa afinidade, o projeto?

    Gosto

    • Olá Roberta, tudo bem?
      Bem, o que faltou pra você durante o curso foi informação. Com certeza as medidas do papel não conseguem ser as mesmas que as reais e por isso que existe uma coisa chamada ESCALA. Quando trabalhos com a escala, é um jeito gráfico de simbolizar os elementos reais em tamanhos diferentes. A escala pode tanto reduzir como aumentar o tamanho de um objeto para que possamos visualizá-lo melhor. Na arquitetura normalmente usamos escalas como 1/25, 1/50, 1/100 e assim por diante.
      Quando escrevo 1/100 significa que uma unidade foi diminuída 100 vezes, ou seja, um metro na vida real vira 1 cm no papel. E é assim que desenhamos no papel, representando as coisas reais. Claro que outro fator que influencia é a medida de comprimento escolhida para desenhar. Posso desenhar em milímetros, centímetros, metros ou qualquer outra medida. O uso da escala é necessário para que o desenho caiba no papel. Por isso que na hora de desenhar projetos urbanísticos como cidades ou parques as escalas vão ficando ainda menores como 1/1000 ou 1/5000.
      Assim como, em outras áreas existe o fator contrário. Em uma escala 2/1 por exemplo, a peça real é tão pequena, que para entender um desenho dela a escala foi dobrada. Para cada unidade real, no papel ela ficará 2 vezes maior. Em uma escala 10/1, o desenho no papel será 10 vezes maior que o objeto real.
      Se você gosta da arquitetura e quer finalizar o curso, vá em frente. Sempre que tiver dificuldades converse com seus professores, leia livros ou pesquise na internet. Conhecimento nunca é demais!
      Boa sorte!
      Qualquer coisa deixe um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

    • Olá, tudo bem?
      Com design digital você quer dizer fazer maquetes e modelos 3D? Bem, uma coisa está ligada a outra. Trabalhando com arquitetura você precisará do meio digital para expressar suas ideias e projetos. Tendo uma base em modelamento 3D te ajudará sim na hora de cursar arquitetura, pois já terás noção de tamanho, volume, cor e arranjos internos e/ou externos não é mesmo?
      Não saberia dizer de qual lado seria mais fácil começar, mas é certo que ter experiências prévias em qualquer uma das áreas facilitará o processo de aprendizado da outra.
      Obrigado pelo comentário!

      Gosto

  44. Olá, Sou A Bruna Tenho 17 anos e estou a acabar o ensino médio, 12° Ano, Curso Fisicas e Biológicas, tenho algumas duvidas na Faculdade eu quero fazer engenharia de construção porque gosto de desenhar, e normalmente sei que faz-se 5 anos claro;
    eu queria saber o que é necessário para ser um bom desenhador (arquiteto) ….

    Gosto

    • Olá Bruna, tudo bem?
      Legal você se interessar por essas áreas, mas para cursar arquitetura não é obrigatório que você seja uma ótima desenhista. Claro que ajuda se você souber desenhar, mas tanto o ato de desenhar e projetar é passado durante o curso.
      Para ser um bom arquiteto você precisa de boas referências, estudar muito e no final tudo se resume a experiência. Quanto mais coisa você ver, projetar e ir atrás daquilo que não conhecia, isso vai te preparar cada vez mais para fazer sempre um projeto melhor.
      Gosto não se discute, então é preciso bom senso! Isso lhe deixará as portas abertas para ser uma boa arquiteta!
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer coisa é só deixar outro por aqui!

      Gosto

  45. arquitetura é muito procurada ? e tenho medo de fazer a faculdade e no empresa pra eu trabalha ?rsrsrs

    Gosto

      • Olá Betheson, tudo bem?
        Primeiro de tudo, cuidado com os erros de português. Em uma entrevista de emprego, pequenos detalhes fazem a diferença. Cuidar para falar e escrever o português correto é muito importante.
        Acredito que qualquer área possa estar saturada, mas empregos não faltam. Faltam sim, pessoas qualificadas para essas vagas. Então a questão é estudar muito e se preparar para o mercado de trabalho.
        Obrigado pelo comentário!

        Gosto

  46. Adorei a matéria, Hiroshi! Muitos alunos meus passam por esses dilemas e dúvidas. E bem como você mencionou no texto: ‘Por esses e outros motivos, o arquiteto precisa buscar sempre estar antenado com o que acontece no mundo e à sua volta.” Aproveito para compartilhar meu trabalho como professora aqui, montei um material gratuito para profissionais e acadêmicos que tem interesse em se capacitar. Minha dica é o segmento de Projetos de Móveis, um mercado promissor: http://curso.amcursosonline.com.br

    Gosto

    • Bom dia Amanda! Tudo bem!?
      Que bom que você gostou da matéria, fico feliz.
      Entrei no seu site e já me cadastrei também, sua ideia é muito interessante!
      Qualquer dúvida ou comentário é só escrever por aqui.
      Vamos nos falando, abraço!

      Gosto

  47. Olá meu nome é Tatiane!!! tenho 25 anos e aos 20 cursei faculdade de Design de Moda porque desde de criança este era o meu sonho,de me tornar uma estilista. Porem no ultimo período da faculdade tive que trancar por motivos financeiros e não voltei mais para a faculdade desde então. Agora eu estou casada e comprei um terreno e eu mesma projetei a minha casa no site da Autodek e me apaixonei pelo 3d,em criar plantas e depois ver como vai ficar em 3d. Graças a Deus eu sei desenhar a mão livre e como não tenho auto cad no pc,sempre faço as plantas no site da autodesk ou no paint. Estou pensando em cursar arquitetura, entretanto não sou fera em matemática e tenho medo de como será cursar arquitetura!!!!

    Gosto

  48. ola!sou jorge luis,tenho 32 anos e sinceramente gosto muito de arquitetura,principalmente,em desenhar plantas de casas e de mansoes,coisas que faço desde da infancia.ja fiz plantas para pessoas formadas na area.Atualmente faço curso tecnologico em gestão publica e vendo este site,notei que vc falava de curso tecnico em edificaçoes,e minha duvida é ,sera que este curso é de nivel superior e me dara total suporte para trabalhar na area de desenho,poderei fazer plantas e assinar por elas ou terei que fazer outros curso complementares.outra duvida.ao terminar a faculdade de gestão publica poderei escolher algum curso na area de arquitetura como pós-graduação

    Gosto

    • Olá Jorge, tudo bem?
      O curso de técnico em edificações forma um profissional de nível médio e não superior. O curso lhe dará suporte para construir e planejar edificações de até 80m². Ou seja, se você quer total suporte para trabalhar na área, você deverá fazer um curso de arquitetura ou engenharia civil, pois só desta forma poderá assinar responsabilidade técnica de estruturas.
      Claro que em uma pós graduação na área de arquitetura lhe ajudará em projetos, mas somente com o curso de nível superior que você poderá gozar dos direitos da profissão.
      Obrigado pelo comentário!
      Qualquer dúvida é só deixar aqui!

      Gosto

  49. oii, gostei mt do seu comentario , eu entrei pra fazer arquitetura mas fui so 3 dias e parei, agr estou kerendo voltar a fazer arquitetura, mas keria q vc me falava se tem q pintar mt ?? e mexer com cores demais?? pq nao gosto mt dessa parte ”odeio” , mas gosto de mexer com construçoes e desenhar oq vc pode falar ai pra faznd fvr vlww.

    Gosto

    • Olá Rafael, tudo bem?
      Bem, você foi só 3 dias!? Muito pouco para saber o que iria estudar pela frente não é mesmo?
      Você não precisará pintar se não quiser, pode se expressar de qualquer outra forma, seja desenhando, fazendo maquetes ou mesmo no computador. No curso de arquitetura você verá de tudo um pouco então precisa se preocupar em ver “cor demais”. Com certeza é bom ter uma noção de cores para não fazer besteira na hora de projetar uma casa, mas você nem precisa seguir na carreira de interiores se não quiser.
      O curso é mais artístico de que a engenharia civil, então talvez seja bom você dar uma olhada neste curto também, vai que você se encontra mais por lá e descobre que na verdade você queria fazer engenharia e não arquitetura? Só se prepare para fazer mais cálculos!
      Qualquer dúvida é só deixar um comentário!
      Obrigado!

      Gosto

  50. Bom dia, sou Técnica de Segurança do Trabalho, mas quero se Arquiteta, não sou boa em matemática. vocês podem me ajudar?

    Gosto

    • Olá Aline tudo bem?
      Como já respondi aqui antes, não é porque você não é boa em uma determinada matéria que você deve desistir do seu sonho. Cabe a você se empenhar mais para poder suprir suas dificuldades. O curso de arquitetura não é só matemática ou física, existe muitas outras coisas para ver e estudar. Eu também não gostava de uma matéria ou outra, mas é preciso passar por todas para poder se formar.
      Boa sorte nessa sua jornada. Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui.
      Obrigado!

      Gosto

  51. Bom eu também tenho minhas dúvidas, estou decidido a ser um porém eu quero fazer algum curso técnico e gostaria de saber quais os cursos que eu posso fazer, eu quero fazer ano que vem..

    Gosto

    • Olá Wesley tudo bem?
      Fazer um curso técnico antes da faculdade sempre ajuda, afinal conhecimento nunca é demais. Muitas pessoas fazem curso técnico de edificações no ensino médio e depois fazem engenharia ou arquitetura. Você terá uma boa base para enfrentar a a faculdade depois.
      Se você já tem o ensino médio, acredito que podes ir direto para o curso superior. A não ser que realmente não se sinta a vontade dando esse passo sem antes de fazer um curso técnico.
      Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui!
      Obrigado!

      Gosto

  52. Olá, sou graduado em design gráfico e tenho muito interesse em fazer Arquitetura, inclusive, aproveito algumas cadeiras. Porém, tenho dúvidas se o curso será realmente o que estou esperando. Lá vão algumas dúvidas que tenho.

    – Não gosto muito de teoria, se utiliza muito? (isso serve para cálculos também)
    – Tenho 25 anos e tenho medo, de que, daqui 3 anos, não ser o que eu esperava, e acabar “perdendo” estes anos. E 25 anos é uma idade ruim para começar?
    – Como está o mercado hoje em dia, está em crescimento? está “prostituído”?
    – Como não entendo nada, gostaria de estagiar. Quanto ganha um estagiário em arquitetura?

    Desde já, obrigado.

    Gosto

    • Olá Cristian, tudo bem!?
      Áreas como design gráfico ou industrial e arquitetura se completam sim. Pode-se trocar muita informação entre elas. Mas assim, durante seu curso você deve ter visto muita teoria não? Na arquitetura não é diferente, temos várias matérias de fundamentação teórica. Elas podem parecer meio chatas a princípio (e algumas realmente são), mas são a base para você poder criar e projetar melhor. É preciso estudar a história da arte, sobre as cidades e coisas até como a estética. Da mesma forma é preciso ter uma noção de estruturas e matérias de cálculo são obrigatórias.
      O que costumo falar para as pessoas aqui, é que não é porque elas não gostam de matemática ou outra matéria que elas devem deixar de seguir seus sonhos. Se você quer ser um arquiteto, você terá que passar por matérias que não gosta tanto, mas ao mesmo tempo fará outras que vai gostar muito.
      Já no primeiro ano de faculdade você tem uma boa noção do que se trata e como é o curso de arquitetura. Não digo que serão necessários 3 anos para “perceber” que não é aquilo que se quer realmente. E fique tranquilo, não tem idade ruim para começar, o importante é fazer o que realmente se gosta. Afinal Oscar Niemeyer viveu mais de 100 anos e nunca parou de trabalhar.
      Acredito que em qualquer área, logo depois de se formar você tenha que se “prostituir” um pouco. Afinal ninguém conhece seu trabalho e é comum deixar seu preço mais barato para conseguir projetos novos. Bons profissionais se destacam no mercado, então cabe a você buscar uma boa qualificação.
      Você pode estagiar a partir de qualquer fase, mas o mais comum é escritórios pegarem pessoas somente depois da 4ª fase, pois os alunos tem um melhor entendimento de desenhos e projetos. Para o estágio não existe um valor fixo, pois ele pode ser desde o voluntário, onde só se ganha experiência, até qualquer valor estipulado pelo escritório. É bem difícil achar um escritório que possua estágio regulamentado, com carteira assinada, então a maioria fica na ilegalidade mesmo. No meu primeiro estágio eu ganhava R$ 300,00 mas hoje creio que deva estar em torno de um salário mínimo em média.
      Obrigado pelo seu comentário! Qualquer coisa é só deixar um recado aqui!
      Aproveite e leia este post, pois acho que vai te ajudar também:

      http://arquitetesuasideias.com/2014/04/17/como-e-o-curso-de-arquitetura-perguntas-e-respostas-parte-4/

      E boa sorte nessa sua nova jornada!

      Gosto

  53. Muito bom, Hiroshi! Li o post e ambos me sanaram muitas dúvidas. Aproveitando a deixa, gostaria de fazer uma última pergunta. Existe muitas alterações nos projetos por parte dos clientes, ou até mesmo dos engenheiros, como é esse lado profissional/cliente/engenheiro? Muito obrigado pelo seu tempo, Hiroshi.

    Gosto

    • Tudo depende muito do cliente e dos profissionais que trabalham contigo. Sempre vai haver aqueles clientes que vão querer mudar mil e uma coisas durante o projeto, mas cabe ao arquiteto saber lidar com isso e até mesmo colocar em contrato quantas modificações são possíveis depois de uma entrega.
      Tem que ter um diálogo aberto entre o arquiteto-engenheiro-cliente para que a obra saia como o planejado.
      Um projeto que não está bem feito ou detalhado dá margem para que erros aconteçam, por isso é imprescindível estudar com cuidado todas as opções projetuais.
      Também existem clientes que gostam logo de cara do projeto e não pedem muitas modificações. É bastante variável, mas saiba que conversas entre todas as partes para achar uma resposta final são frequentes.
      Abraço!

      Gosto

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s